O XII Seminário Estadual Viver Mulher – “Respeito, Dignidade e Igualdade, Não à Violência” foi realizado nesta sexta-feira (28) no auditório do SINE, localizado no Dalplaza Center, na Cohab. Organizado pela diretoria do Sindehotéis-MA, gestão “Continua os Desafios”, o evento reuniu especialistas e autoridades para discutir temas essenciais para o bem-estar e a segurança das mulheres.
A programação contou com palestras enriquecedoras, abordando questões fundamentais para o público feminino. A nutricionista Poliana Oliveira destacou a importância da alimentação saudável no processo de emagrecimento feminino. Bianca Alcantara, escrivã da Polícia Civil no Departamento de Feminicídio do Maranhão, trouxe uma abordagem sensível sobre a violência contra mulheres com deficiência. Já a promotora de Justiça Dra. Selma Martins reforçou, em sua palestra, a luta por respeito, dignidade e igualdade, ressaltando a necessidade do combate à violência de gênero.
Além das discussões, o evento proporcionou um momento especial para as participantes, com uma dinâmica sobre autoestima e interação conduzida pela influenciadora Ana Luiza Miranda. Ao final, para tornar o dia ainda mais especial, foram realizados sorteios de brindes e servido um coffee break preparado pela diretoria do Sindicato.
Para o presidente do Sindehotéis-MA, Luiz Henrique Pereira da Silva, “é fundamental promover espaços como este para ampliar o debate e conscientizar a sociedade sobre os direitos das mulheres, combatendo qualquer forma de violência e desigualdade”. A diretora de Assuntos da Mulher do Sindehotéis, Raimunda Martins, também reforçou a importância do evento, destacando que “essas discussões são essenciais para fortalecer a luta das mulheres no ambiente de trabalho e na sociedade como um todo”.
O seminário contou com a presença da diretora da FETHEMAPI, Ana Mendonça Silva; da diretora do Sinthotesb, Daiana Cristina de Souza; de Carla Alcântara Siqueira, supervisora de Intermediação, Geração e Renda da Setres-MA; de Isabel Pereira do Carmo, presidente do Sindicato das Costureiras de São Luís; de Maria Elessandra Rodrigues, diretora do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de São Luís; e do presidente da Força Sindical do Maranhão, Frazão Oliveira, além de outras autoridades que prestigiaram o evento e reforçaram seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres.