O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Regional de São Luís, realizou de 21 à 25 de setembro, no Visão & Perfil Eventos (anil), o Seminário Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador. O evento teve como objetivo aprofundar o debate acerca da integração e articulação da Vigilância em Saúde do trabalhador (controle social), buscando fortalecer as ações intersetoriais com os sindicados de trabalhadores.
A diretora do Sindehotéis, Ana Mendonça, participou do curso, que apesar de básico teve duração de 40 horas, dentre as quais, com aulas teóricas e práticas. De acordo com a sindicalista, o Seminário foi de valiosa importância em virtude do aprendizado coletado num assunto tão sério mas que é deixado de lado por muitos.
“Pudemos aprender um pouco mais sobre como fiscalizar e acompanhar o cumprimento das normas que asseguram a saúde do trabalhador no desenvolvimento de suas atividades laborais”, disse Aninha.
O evento teve a participação de servidores da Vigilância Sanitária Estadual e o apoio da Secretaria de Estado da Saúde – SES/MA. De acordo com Adelane França, coordenadora do CEREST, a Vigilância Sanitária esteve contribuindo no amadurecimento de parcerias de fiscalização, já que esta detém o poder de polícia do Estado para tal fim fiscalizatório e punitivo.
Toda a discussão do Seminário foi permeada com base na Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, aprovado no ano de 2012.
Imprensa Sindehotéis.