Representantes do Sindehoteis participaram, entre os dias 21 e 22, da 4ª conferência municipal de política para as mulheres, que tem o objetivo de analisar e propor a ampliação de direitos, participação e poder para as mulheres. O evento anual conta com o envolvimento de sindicatos, associações, movimentos sociais, ONGs, partidos políticos, etc.
As diretoras do Sindehoteis Maria Raimunda Martins e Maria Zilmar Melquíades participaram do eixo de estruturas institucionais de políticas públicas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal que propôs, entre outras medidas, aprovação de projeto de lei que obriga os partidos a abrir cota de 10% das candidaturas nos pleitos eleitorais para mulheres; a capacitação do estado para as mulheres candidatas a cargos eleitorais e maior rigor no combate à violência doméstica.
“Foi um momento grandioso, o evento atende às reais necessidades da mulher na sociedade. Apesar de termos avançado na luta por políticas públicas de grande urgência para as mulheres, nos últimos anos, muito ainda precisa ser feito: precisamos de delegacias especializadas que atendam efetivamente às demandas, precisamos de maior apoio psicológico às vítimas de estupro, precisamos fazer cumprir a Lei Maria da Penha no que tange ao apoio às vítimas, a igualdade salarial também precisa ser conquistada, assim como a carga horária especial em acordo com a dupla jornada da mulher dona de casa”, comentou a diretora do Sindehoteis e delegada da conferência, Maria Raimunda Martins.
No setor hoteleiro, grande parte dos trabalhadores são mulheres, que cumprem a dupla jornada (profissionais e donas de casa) e, em sua maioria, ainda recebem menos que os homens. Neste sentido, o Sindehoteis apoia a implementação de políticas públicas que promova a igualdade entre os gêneros e valorize o trabalho destas profissionais.