O presidente do Sindehotéis, Luiz Henrique, esteve na manhã desta quarta-feira (30), visitando os trabalhadores da empresa MASAN Alimentos, situada no KM 6 da BR 135. A diretora social do sindicato, Maria Raimunda, acompanhou a visita.

Na oportunidade, os sindicalistas conversaram com uma parte dos trabalhadores que estavam almoçando no refeitório da empresa. Leliana Araújo e Maria Ruth, do administrativas da MASAN, acompanharam a reunião representando a empresa.
Luiz Henrique expôs aos trabalhadores as últimas informações sobre a negociação com a empresa acerca do Acordo Coletivo de Trabalho. De acordo com o presidente, a discussão da cláusula econômica que emperrava o fechamento de um acordo foi, finalmente, esgotada. “Nós reivindicamos, e com a paciência de vocês trabalhadores que aguardaram até agora, os Patrões concordaram em repassar o reajuste de 10% proposto pela Direção do Sindehotéis, o maior do Nordeste no setor de alimentos”, disse Luiz Henrique.
O Acordo Coletivo será assinado nos próximos dias com efeitos retroativos à 1º de Maio. O percentual acumulado do reajuste nos meses de maio à agosto serão pagos em três parcelas nos meses de setembro, outubro e novembro.
Para a diretora social, Maria Raimunda, a persistência do sindicato em buscar um reajuste satisfatório, aliada à compreensão dos trabalhadores em esperar, foi decisivo para a vitória das negociações com a gerência da empresa. “Além do reajuste os trabalhadores receberão em seus contra-cheques a importância de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) referentes à cesta básica”, disse a sindicalista.
Foram cinco meses de negociação para se chegar nos termos finais que foram expostos aos trabalhadores. Os salários dos empregados da empresa MASAN nas cidades de Caxias e Timon, historicamente, sempre foram maiores que dos de São Luís. “Conseguimos agora com essa vitória, diminuir essa desigualdade de salários, pois trabalhar no mesmo grupo econômico, desenvolvendo as mesmas atividades, mas recebendo salários inferiores não podia ser justo com os nossos trabalhadores”, comentou o presidente do Sindehotéis.
Honorina Nascimento, auxiliar de cozinha, funcionária da MASAN há 6 anos, disse que a notícia foi bem recebida por ela e as colegas de trabalho, já que o reajuste vai chegar em boa hora. “Está mais que na hora de me filiar ao sindicato”, disse a trabalhadora sorrindo.
Para o açougueiro Benedito Oliveira, o reajuste vai recompor as perdas ocasionadas pela inflação dos últimos meses que tem reduzido o poder de compra dos trabalhadores.
Para o auxiliar de serviços gerais, Roniel Sousa, os trabalhadores merecem esse reajuste, já que trabalham compromissados com o crescimento e sucesso da empresa.
De acordo com Luiz Henrique, o Acordo deve ser formalizado e assinado nos próximos dias, e assim que o ato acontecer, o Sindehotéis divulgará informativo contendo os principais pontos para conhecimento amplo dos funcionários da empresa MASAN.
Ao final, os trabalhadores foram convidados a participar das atividades do Outubro Rosa (Campanha Nacional que o Sindehotéis participa no intuito de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama), que acontecerão nos dias 15 e 16 de outubro na sede da empresa MASAN, e dia 23 de outubro, no auditório do Grand Hotel São Luís, oportunidade em que todos os trabalhadores hoteleiros poderão participar do evento.
Imprensa Sindehotéis.