PALAVRA DO PRESIDENTE

SÃO LUÍS – MA SEDIA A 9ª EDIÇÃO DO VIVER MULHER NACIONAL

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATHUR), com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar (SINDEHOTÉIS – MA) realizaram nos dias 25/03 a 27/03, a 9ª edição do Seminário Nacional “VIVER MULHER – Respeito, Dignidade e Igualdade – Não à violência”, no Auditório do Rio Poty Hotel.

A abertura do evento contou com a presença de várias lideranças políticas e sindicais, a deputada estadual Francisca Primo (PT), os vereadores de São Luís, Professor Lisboa  (PCdoB) e Ricardo Luiz Serra (PHS), a coordenadora municipal da mulher de São Luís, Vânia Albuquerque, representantes da Justiça Federal, o secretário geral da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação – UITA, Gerardo Iglesias e o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Maranhão – NCST-MA, Raimundo Henriques da Silva.

A palestra de abertura do evento foi ministrada pela Secretária Nacional da Mulher e Juventude da NCST, Sônia Zerino, que falou sobre os “avanços e desafios da mulher no mercado de trabalho”.

34

Durante os três dias de evento foram discutidos vários temas relacionados à Saúde da Mulher, Tráfico de Seres Humanos, Combate à violência contra a mulher, Mulher e o Trabalho e Assedio Moral, as palestras foram proferidas pela Dra. Kazume Tanaka, Dra. Lila Cabral, Secretária Estadual da Mulher Sra. Laurinda Pinto, Dra. Anya Gadelha.

A presidente Ana Mendonça Silva foi homenageada pela FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DOS EMPREGADOS EM TURISMO E HOSPITALIDADE DOS ESTADOS DO MARANHÃO E PIAUÍ e pelo Sindicato dos Empregados em Instituto de Beleza e Cabeleireiros de Senhoras de São Paulo e Região (SINDEBELEZA), pelos grandes serviços prestados a categoria hoteleira de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar – MA. O evento obteve um grande sucesso, superando as expectativa dos organizadores do evento, a presidente do sindehotéis Ana Mendonça, não tem medido esforços para o enaltecimento da campanha Viver Mulher a nível estadual, a participação das mulheres como multiplicadoras é o marco desta campanha, com o processo de resgate da cidadania.

Na oportunidade a União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação – UITA com apoio da Contratuh lançou uma campanha voltada para o trabalho decente das camareiras que laboram em hotel, campanha esta que tem por objetivo minimizar o número de quartos de hotéis arrumados por essas profissionais, possibilitando a estas trabalhadoras melhores condições de trabalho, diminuindo o quantitativo de movimentos repetitivos, postura incorreta e excesso de esforços físicos. Esse comportamento inadequado pode causar a chamada Lesão por Esforços Repetitivos Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho (Ler/Dort).

A diretoria do Sindehotéis – MA só tem a agradecer a Contratuh pela oportunidade ter sediado este evento de grande magnitude e importância para a nossa categoria hoteleira em São Luís – MA.

31

04

08

06

07

14 10  12 13

14

39

37

20

 

38

28

grupao

00011

zilmar

21

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *