PALAVRA DO PRESIDENTE

Diretoras do Sindehotéis falam da experiência da décima edição do Seminário Nacional Viver Mulher

Os dias 16, 17, e 18 do mês de março de 2016 marcaram a décima edição do Seminário Nacional Viver Mulher em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), que trouxe a temática Respeito, Dignidade e Igualdade, Não a Violência. O evento promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), foi realizado em Brasília no Distrito Federal.

O Empoderamendo da Mulher; Mulher na Política; Diversidade na Adolescência; Violência contra a mulher; Saúde no Trabalho; Classificação indicativa; Mulher e Mídia; e Efetivação da Igualdade foram temas ministrados durante a edição do seminário

“Se escreveu num espaço diferenciado do comum e conseguiu alcançar todas as nossas expectativas conceituais. Esse evento nos proporcionou um conhecimento político centrado nas mudanças de paradigmas e na estruturação do conhecimento da mulher trabalhadora”, colocou a diretora Financeira Ana Mendonça Silva, após a décima edição do Seminário Nacional Viver Mulher.

IMG-9392

“A interação de várias temáticas, dentro de um conglomerado de informações, principalmente voltado para a política sindical nos fez progredir enquanto profissionais e diretoras da entidade desta entidade sindical. O evento Viver Mulher é um meio de debate onde a prática facilita as relações e estabelece parâmetros centralizadores dentro do contexto sindical”, afirmou a diretora social Maria Raimunda.

IMG-0110

Foi com essas afirmações que Ana Mendonça Silva e Maria Raimunda Martins, diretoras do Sindehotéis gestão “Fortalecendo a Luta”, tiveram momentos marcantes no Décimo Seminário Viver Mulher. Para elas, as temáticas fundamentadas serviram como alicerce na consolidação de uma base sindical centralizada, principalmente dentro do panorama crítico da conjuntura atual do País.

“As influências da mídia na mulher trabalhadora” e a “Relação Mulher e Política” foram temas especiais na concepção da diretora Ana Mendonça. “É importante saber como a mídia atua no noticiário, principalmente, os que são veículos com imediatismo, ou seja, a rapidez que a mídia veicula essas informações, acabam sendo muita das vezes, uma conotação diferente de uma luta ou de qualquer outra situação, no entanto, as palestras enriqueceram o conhecimento do dirigente sindical; isso é importante na perspectiva do atual panorama”, pontuou a sindicalista.

“Endosso as palavras da Ana Mendonça; foram temas importantíssimos que contribuíram significativamente para o meio sindical, assim como, para os dirigentes que estiveram presentes nos três dias de curso. Cada palestra teve sua dinâmica fundamental. Os professores e os instrutores, durante o ciclo de palestras, alcançaram todas as expectativas passando todo conteúdo programático de cada área específica; acentuando as mais diversas situações dentro sistema social. Então foi uma experiência sem tamanho pela nova concepção a nível sindical”, contou Maria Raimunda.

IMG-9742

O último dia foi marcado por homenagens as mulheres que fizeram parte da disseminação da campanha “Viver Mulher, Respeito, Dignidade e Igualdade – Não há Violência” e todas as trabalhadoras que fizeram parte dos dez anos da campanha. E nesses anos de história, a diretora Financeira do Sindehotéis Ana Mendonça Silva, foi homenageada pelo excelente trabalho como multiplicadora da campanha no estado do Maranhão. “Fico agraciada por essa conquista que foi fruto de um trabalho árduo em frente desses eventos tão importantes para o movimento sindical e para as mulheres do meu estado, principalmente o Viver Mulher que traz diferentes discussões acerca da mulher trabalhadora. Estou orgulhosa pelo reconhecimento”, concluiu emocionada ao final da décima edição Seminário.

IMG-9489

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *