PALAVRA DO PRESIDENTE

Sindehotéis parabeniza todos os trabalhadores pelo dia 1° de maio, Dia do Trabalho

A diretoria Sindehotéis gestão “Fortalecendo a Luta” tem a imensa honra de parabenizar todos os trabalhadores e trabalhadoras em especial a categoria de hospedagem, gastronomia, turismo, casas de diversões e lavanderia do Maranhão, em comemoração ao dia 1º de maio, Dia do Trabalho, dedicado as conquistas, manifestações, atos públicos e reivindicações da classe trabalhadora.

No Brasil, assim como em vários países, o Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio, tornando-se um feriado Nacional marcado pela história em 1886 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos da América, onde milhares de trabalhadores (a) foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de 13h para 08h diárias. O ato de protesto também foi marcado por uma greve geral dos trabalhadores no país americano.

A luta da classe trabalhadora por melhores condições de trabalho marcou a história de cada trabalhador e cada trabalhadora naquela época, e para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, estabelecido e comemorado em 1º de maio de cada ano. Há relatos de que, aqui no Brasil, a data é comemorada desde o ano de 1895. No entanto, foi oficializada em setembro de 1925, após a criação de um decreto.

Para Luiz Henrique Pereira da Silva, presidente do Sindehotéis-MA, há anos na luta sindical, 1º de maio é um dia especial e histórico para a nossa classe trabalhadora. “A união dos trabalhadores marcou em definitivo os dias de luta naquela época, por esse motivo, é extremamente importante lembrar desse cenário histórico de vitórias. O dia do trabalho é especial e gratificante para todos os trabalhadores, em especial da categoria hoteleira do Maranhão. Eu inclusive, também sou um trabalhador e me orgulho disso”, contou o presidente.

Em respeito a data comemorativa, Luiz Henrique também criticou as medidas prejudiciais impostas pelo governo federal, “hoje, o nosso país vive o pior massacre de toda a história, um verdadeiro tsunami de crueldade, desonestidade, e ilegalidade na retirada de direitos conquistados pela classe trabalhadora. Uma crise financeira, política, ética e moral, que tem deixado o trabalhador numa situação bastante complexa. Vamos todos junto unir forças para combater essas medidas maléficas. O dia 1° também é dia de luta da classe trabalhadora”, defendeu o sindicalista.

O SINDEHOTÉIS-MA, fundado em 22 de setembro de 1938, 78 anos de existência, tem um importantíssimo papel na luta sindical. Todos esses anos de história, a entidade sindical teve um papel crucial de defender o trabalhador em quaisquer circunstâncias – greve, paralisações, atos públicos, eventos reivindicatórios, enfim, priorizando também a saúde e o bem-estar da categoria e, desde então, grandes benefícios têm sido agregados para toda a categoria.

Tudo isso também marca o dia 1º de maio para homenagear os nossos guerreiros trabalhadores, que estão praticamente todos os dias em seus espaços contribuindo com o seu melhor, mas infelizmente são desvalorizados pelos grandes empresários, pois muitos querem mão de obra, mas não reconhecem o esforço do trabalhador.

Parabéns a toda classe trabalhadora, são os sinceros votos da diretoria “Fortalecendo a Luta”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *