Sindehotéis encerra mais uma edição da campanha novembro azul

A Campanha Novembro Azul tornou-se uma referência mundial voltada para o público masculino acerca da prevenção e conscientização ao câncer de próstata. Esse mal tem ocasionado um número significativo de mortes na população mundial. “Todos Unidos contra o câncer de próstata”, com essa proposta, a diretoria do Sindehotéis gestão “Fortalecendo a Luta”, encerrou mais uma edição da campanha Novembro Azul em grande estilo. O evento reuniu trabalhadores, representantes de entidades, colaboradores e sociedade em geral.
A solenidade de abertura foi iniciada com a execução dos Hinos Nacional e do Maranhão. A mesa foi composta pelo presidente do Sindehotéis, Luiz Henrique Pereira da Silva; a diretora Ana Mendonça Silva, representando no ato a Confederação dos Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh); Lusivaldo Sá Soares, diretor Financeiro da Fethemapi; Raimundo Pedro de Jesus, presidente do Sintrarc, Cléber Reis, diretor do Sindicato dos Químicos de São Luís; Paulo Montanha, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Maranhão (Sindetur); Iraelson Ferreira, diretor Intersindical do Sindmetal, Quelps Oliveira, presidente do Sinpospetro.
fala henrique
Ao fazer uso da palavra, o presidente do Sindehotéis Luiz Henrique, lamentou a morte do diretor da FETHEMAPI, José Newton Alves Coelho e decretou um minuto de silêncio em respeito ao sindicalista. O presidente disse ainda que o mês de novembro foi fechado com chave de ouro, e ressaltou que a saúde dos trabalhadores em hotelaria é peça fundamental para o bom funcionamento da nossa entidade. “Cuidar da saúde dos nossos trabalhadores sempre foi um objetivo primordial quando a diretoria Fortalecendo a Luta assumiu a gestão do sindicato. Realizar eventos dessa magnitude, como outubro rosa e novembro azul, além de outras campanhas proporcionadas pelo Sindehotéis, é fruto de um longo projeto. Neste ano, decidimos descentralizar as campanhas e os trabalhadores ficaram felizes com a novidade. Para nós é uma honra atender o trabalhador da melhor forma possível, nossa categoria hoteleira merece toda atenção na área da saúde”, destacou o presidente no inicio do evento.
par. 2
Para orientar os trabalhadores acerca dos riscos do câncer de próstata, a diretoria do Sindehotéis organizou uma programação diferenciada, que misturou bom humor e conscientização sobre complicações futuras. De forma bem humorística do assunto, os trabalhadores presentes no evento, assistiram um vídeo da peça teatral Pão com ovo sobre o Novembro Azul, mês de combate ao Câncer de Próstata.
Dando continuidade à solenidade de encerramento, o palestrante Afonso Henrique Filho da Cedima, iniciou a palestra sobre o câncer de pênis com a frase “Melhor que cortar o mal pela raiz”. No Brasil, anualmente, segundo estimativa, mil homens perdem seu órgão sexual por causa do câncer de pênis. Esse câncer, de acordo com Henrique Filho, é causado por um tumor maligno, e que muitas vezes, para ser tratado é necessário cortar parte ou o pênis inteiro. Em casos mais graves, pode levar ao óbito. “Lavar o pênis diariamente e de forma correta pode ajudar a prevenir o câncer, ou seja, prevenir é o melhor remédio”, resumiu o palestrante da Cedima.
IMG_0877
Para deixar a tarde mais animada e bem reforçada em relação à campanha, a atração Tiririca Cover não deixou ninguém sem dar aquelas gargalhadas. Com um toque de humor especial, o personagem que imita o tiririca, fez encenações engraçadas como se estivesse em uma clínica de urologia, e demonstrou através do humor, os riscos do câncer e como atuar na prevenção. “É uma honra estar aqui mostrando meu trabalho e ajudando as pessoas a se cuidarem cedo. Quero parabenizar a diretoria na pessoa do presidente Luiz Henrique pela iniciativa, e dizer também que através do humor podemos salvar muitas vidas”, declarou o humorista.
IMG_20161125_162218739
Em um segundo momento, a palestrante Renata Ferreira, do Departamento de Saúde do Adulto e do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde, falou dos cuidados que o publico masculino deve ter, principalmente no quesito alimentação, evitar alimentos gordurosos, tabagismo, além de possuir uma vida saudável com uma prática de atividades físicas diárias. Renata também explicou que ter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, ajuda a diminuir o risco de câncer e outras doenças crônicas. “O melhor mesmo é seguir essas orientações para não adquirir o malefício, prevenir é a melhor escolha, mas mesmo assim é necessário buscar um centro de saúde. Parabéns ao Sindehotéis pela campanha que vem fazendo há muitos anos”, frisou a palestrante.
IMG_0910
Quem também parabenizou o evento foi o garçom Roberto César. “Estou muito feliz pela contribuição do nosso sindicato, pois, para muitas repartições é um assunto que passa despercebido. Hoje eu tive uma reeducação da saúde e gostei muito dos assuntos relacionados. Agora eu vou comunicar os colegas que todos devem se prevenir e procurar um centro de saúde”, agradeceu o trabalhador.
“É importante por que a gente começa a despertar a conscientização de nós homens. A classe masculina é relaxada, principalmente quando se trata da saúde. As mulheres se cuidam muito mais. Então é relevante que o sindicato esteja levantando essa bandeira para que justamente homens possam cuidar mais da sua saúde, e acabar de vez com esse preconceito. Parabenizo os companheiros. Espera-se que esse trabalho de conscientização continue sendo feito e os trabalhadores se apropriem do conteúdo”, destacou Cléber Reis, diretor do Sindicato dos Químicos de São Luís.
cleber
A diretora social do Sindehotéis Maria Raimunda Martins, pontuou a solenidade de encerramento Novembro Azul, como parte das ações de implementação de políticas voltadas à saúde do trabalhador, e disse estar satisfeita com as campanhas proporcionadas ao longo do ano. “Este ano fizemos uma espécie de descentralização, levando a campanha de combate ao câncer até a empresa, devido à dificuldade do trabalhador perder uma tarde de serviço. Para nós, entidade representativa dos trabalhadores, é necessário que trabalhadores tomem ciência desse mal chamado câncer de próstata. Nosso intuito é proporcionar mais campanhas como essa e ajudar muitos trabalhadores a se prevenir. Já somos multiplicadores de muitas campanhas e como parte dessa proposta a diretoria “Fortalecendo a Luta” continuará descentralizando essas campanhas para que o trabalhador também seja um multiplicador”, afirmou a diretora.
Lusivaldo Sá Soares, diretor Financeiro da FETHEMAPI, também parabenizou a iniciativa da diretoria do Sindehotéis e comentou está muito feliz em participar desse grande evento. “É uma campanha pioneira pela diretoria do Sindehotéis. Iniciada com a diretora Ana Mendonça, na época presidente, e a campanha Novembro Azul teve continuidade com o presidente Luiz Henrique, que fez a diretoria abraçar em definitivo esta causa. Então é muito importante que todos participem e tenham consciência dos cuidados. Parabenizo o Sindehotéis pelo evento e fico feliz em contribuir para essa campanha”, mencionou.
lusivaldo
A diretora do Sindehotéis, Ana Mendonça Silva, também falou do Novembro Azul e como surgiu a iniciativa da campanha. “Em primeiro lugar parabenizo toda a diretoria do Sindehotéis pelo esforço e dedicação em proporcionar campanhas relacionadas à saúde. Nós temos um trabalho diferenciado de prevenção e conscientização. Somos multiplicadores de uma campanha internacional, e o Sindehotéis se dispôs a fazer essa multiplicação. Já é o terceiro ano do Novembro Azul que fora iniciado nas gestões anteriores, e a diretoria Fortalecendo a Luta, na pessoa do presidente Luiz Henrique está dando continuidade a essa campanha. Vamos continuar levantando essa bandeira e proporcionar aos trabalhadores, além da luta pelos direitos, uma saúde de qualidade”, pontuou a diretora.
 “O papel do sindicato é defender os direitos e os interesses dos trabalhadores. A saúde é um direito fundamental previsto na nossa constituição; o direito a saúde. Essa iniciativa do Sindehotéis justifica o papel de uma entidade representativa de classe, não somente do direito, mas do direito a saúde do trabalhador. Esse evento novembro azul, que aproveito o ensejo para agradecer a dedicação de toda a diretoria, faz jus ao sindicato atuante que é o Sindehotéis. Pressupõe que para prevenir, o trabalhador necessita ter conhecimento, isso a entidade sindical tem proporcionado aos trabalhadores; conscientização acerca do câncer de próstata” frisou Marco Aurélio, assessor jurídico do Sindehotéis.
Antes do encerramento, o personagem Tiririca Cover brincou novamente com a plateia presente e proporcionou uma disputa entre diretores de entidades de classe.
IMG_20161125_173040048
O presidente Luiz Henrique Pereira da Silva fez as considerações finais do evento.  “A promoção da saúde dos nossos trabalhadores é papel crucial do nosso sindicato, sem saúde não há qualidade vida, isso tem sido uma das propostas da diretoria do Sindehotéis. Além disso, o objetivo é fortalecer e descentralizar essas campanhas e, acima de tudo, levar ao conhecimento dos nossos trabalhadores e trabalhadoras essa informação da saúde, tanto para o homem quanto para a mulher. Quero agradecer a todos os trabalhadores da categoria hoteleira que receberam a palestra, as outras categorias presentes, e toda sociedade em geral. Estamos fechando com chave de ouro na certeza de que formamos mais multiplicadores dessa campanha. Que todos levem essa informação preciosa aos demais colegas e amigos. Parabéns a todos e até o próximo evento” finalizou o presidente.
IMG_20161125_174940284
Câncer de Próstata
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula e/ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.