SERVIÇOS DO MTE EM AGÊNCIAS-BARCO DA CAIXA

Ministro assinou acordo com a Caixa para disponibilizar serviços do MTE na Agência Fluvial Itinerante Ilha de Marajó

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, assinou nesta quarta-feira (24), Acordo de Cooperação Técnica com a Caixa Econômica Federal para disponibilizar os serviços do MTE na Agência Fluvial Itinerante Ilha de Marajó, que pertence à instituição financeira.

A partir do acordo, passarão a ser oferecidos pela “Agência-barco”, serviços como a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entrada e recebimento do Seguro-desemprego, informações sobre direitos trabalhistas, economia solidária, entre outros serviços ao cidadão abrangendo 10 municípios da Ilha de Marajó: Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Breves, Melgaço e Portel.

“Queremos, inclusive, que a Carteira de Trabalho Digital seja entregue na hora ao trabalhador, exatamente como já fazemos em algumas localidades do País”, explicou o ministro.

Manoel Dias destacou a importância da parceria com a Caixa para levar os serviços do MTE às regiões mais distantes do País. “É um resgate da cidadania. É o Estado se fazendo presente na vida do brasileiro. São mais de 170 mil pessoas que não precisarão mais viajar para acessar os serviços do ministério”, afirmou.

Também assinaram o documento o vice-presidente de Operações Corporativas da Caixa, Roberto Derziê de Sant’Anna, o secretário-executivo do MTE, Nilton Fraiberg e o gerente Nacional de Infraestrutura, Cleverson Tadeu Santos. 

Para o vice-presidente da Caixa, “a vinda do Ministério do Trabalho e Emprego só agrega valor ao nosso trabalho. É um parceiro de peso para a prestação de serviço à população ribeirinha. Na agência, são prestados serviços essenciais”, declarou. 

O acordo tem validade de um ano, a partir da publicação do extrato do Termo de Cooperação no Diário Oficial da União. “Os serviços do Ministério do Trabalho na Ilha de Marajó são um projeto piloto. O objetivo é estendê-los para outras agências-barco no país”, afirmou o ministro.

Com a chegada do MTE às agências-barco, a Caixa também pretende implantar nessas estruturas a biometria para o pagamento de benefícios como o Seguro-desemprego, o que elimina o uso do Cartão do Cidadão para a retirada dos valores. 

 Assessoria de Imprensa/MTE

Fonte: http://migre.me/lZ0xr

Publicado no site do MTE no dia:  Brasília, 24/09/2014

(61) 2031-6537/2430 – acs@mte.gov.br 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *