Com intuito de aprimorar o conhecimento na área sindical com a expectativa de melhoramento nas questões práticas e teóricas, a Federação Interestadual dos Empregados em Turismo e Hospitalidade dos Estados do Maranhão e Piauí, (FETHEMAPI), promoveu no dia 11 de junho, no salão do Hotel Ryad, um ciclo de palestras direcionada a entidades sindicais filiadas a Federação.
Formaram a mesa de abertura Luiz Henrique Pereira da Silva, presidente da FETHEMAPI e do Sindehotéis; da diretora financeira do Sindehotéis, Ana Mendonça Silva, que na ocasião, representava todos os sindicatos filiados; e do sindicalista Frazão Oliveira, presidente da Força Sindical no Maranhão.
Também esteve presente o diretor José Benedito Castelhano Fonseca, segundo tesoureiro do Sindehotéis; da vice-presidente do sindicato, Magali Pinto Barbosa; e Raimundo Nonato Sousa, Conselho Fiscal da entidade.
Na programação de atividades, o ministrante Lourival da Cunha Souza, presidente da Associação dos Auditores Ficais do Trabalho no Estado do Maranhão (AITEMA) palestrou sobre Saúde e Segurança no local de Trabalho.
No ensejo, o presidente da AITEMA, Lourival Cunha, disse que saúde e segurança no trabalho são direitos previstos na Constituição Federal que constam no artigo 7°, ou seja, é um direito legal do trabalhador em sua determinada função. Todo esse processo, segundo ele, deve ser organizado, prioritariamente, pela empresa contratante por meio de normas regulamentadoras.
“A empresa deve oferecer locais dignos ao trabalhador, independentemente de sua função. O contratante tem por obrigação promover qualidade no ambiente de trabalho, pois é um direito constitucional do trabalhador, desse modo, saúde e segurança são armaduras primordiais no sistema qualitativo entre empregado e empregador”, explicou Lourival.
Em outro momento, o presidente da FETHEMAPI, Luiz Henrique Pereira, ministrou sobre Movimento Sindical e Negociações Coletivas. De forma dinâmica e interativa, o sindicalista iniciou os pontos enfatizando o conceito de ética sindical no enfrentamento das situações adversas, principalmente nas negociações com as empresas. O presidente esclareceu ainda que os discursos devem ser bem articulados e pontuados; definindo estratégias e considerando todas as margens no ato da negociação.
“Devemos ser estratégico em vários âmbitos da negociação coletiva, para que o patronal não observe vantagem diante do percentual propositivo. Existe o momento de ser flexível ou radical, entretanto, a rodada é um jogo (de ida e volta) com base em todas as medidas discutidas entre a instituição sindical e representantes da empresa. Devemos estudar e nos embasar perante as estratégias negativas dos empresários. O intuito dessa palestra é qualificar os dirigentes sindicais para defender a classe trabalhadora nos desafios com o patronal”, explicou o presidente Henrique.
Para Frazão Oliveira, presidente da Força Sindical no Maranhão, a palestra tem uma suma importância dentro do contexto atual, pois os dirigentes de entidades sindicais têm um papel crucial e fundamental na luta da classe trabalhadora – defender seus interesses e seus direitos perante a intransigência dos patrões. “A iniciativa da FETHEMAPI é de grande valia para o enriquecimento da luta coletiva pela classe de trabalhadores. Parabéns ao Luiz Henrique pelo intenso trabalho à frente da Federação. Precisamos de gente engajada nessa batalha”, disse o sindicalista.
Já a diretora Ana Mendonça, durante a abertura do evento, disse que a experiência sindical agrega valores de luta em prol da melhoria da classe. “Abrir espaço para que o trabalhador possa estudar e avançar no conceito sindical; promover cursos, palestras, qualificações são momentos imprescindíveis para nossa categoria e também aos colaboradores que formalizam seus discursos em função dos interesses dos trabalhadores.
Ao final das palestras, os dirigentes sindicais tiveram um momento na prática sobre negociações Coletivas. Para o presidente Luiz Henrique, existe uma visão mais além do conceito de entidade sindical que prioriza ainda mais nossa categoria e, isso, vem se fortalecendo a cada momento de interação e dinâmica dessa prática.