O novembro azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, tornou-se uma referência dentro da sociedade em geral. Pensando na importância do assunto, a diretoria do Sindehotéis gestão “Fortalecendo a Luta”, elaborou uma programação diferenciada com objetivo de prevenir e conscientizar a massa de trabalhadores da categoria hoteleira em relação ao câncer de próstata.
Com essa iniciativa tão relevante, a diretoria do Sindehotéis, a cada ano, tem se preocupado com a saúde do trabalhador. Durante os dias 3 e 4 de novembro, trabalhadores da empresa Masan Serviços Especializados receberam uma palestra importantíssima acerca do câncer de próstata. Eles puderam tirar dúvidas e levar a informação a outros trabalhadores.
Participaram da palestra alusiva o presidente do Sindehotéis, Luiz Henrique Pereira da Silva, além dos diretores Ana Mendonça Silva e Maria Raimunda.
Para o presidente Luiz Henrique é necessário reforçar a campanha e repassar a outros trabalhadores. “O Sindehotéis está contribuindo de forma significativa nas áreas da saúde, sendo multiplicador de várias campanhas, principalmente outubro rosa e novembro azul, que trata dos cânceres de mama e próstata. Enquanto entidade sindical, temos um papel a cumprir, além da luta em prol dos trabalhadores e valorização, temos nos preocupado com a saúde do nosso patrimônio, por isso, o sindicalismo se faz assim: com prevenção, ação e informação. E isto é o que a diretoria do Sindehotéis vem fazendo na sua gestão. Vamos multiplicar essa campanha”, pontuou o presidente.
Já a diretora Social, Maria Raimunda, responsável por essa e outras ações, destacou o quanto é relevante a campanha contra o câncer próstata. “Há muito tempo somos multiplicadores dessa campanha. O outubro rosa contra o câncer de mama foi um sucesso. Agora é a vez dos homens e temos uma missão de levar a informação acerca da doença. Eu tenho um lema, prevenir é cuidar. Tenho certeza que os trabalhadores voltaram as suas funções satisfeitos com o conteúdo ministrado. Vamos abraçar e ser um multiplicador”, destacou a diretora.
Quem também participou da palestra foi a diretora do Sindehotéis, Ana Mendonça Silva e, segundo ela, a iniciativa da entidade sindical ajudará muitos trabalhadores a se prevenir e conscientizar outros trabalhadores. “A diretoria do Sindehotéis está de parabéns pela campanha forte que vem fazendo todos esses anos. Temos um crucial e importante papel dentro da nossa categoria hoteleira, levar a informação com precisão para que esse mal seja combatido com extrema urgência. Por isso o Sindicato hoteleiro tem feito um trabalho bonito de prevenção e conscientização do câncer de próstata. Os trabalhadores da Masan receberam a informação e agora são multiplicadores”, colocou a diretora.
O grande encerramento da campanha do novembro azul, realizada pelo Sindehotéis, será realizada no dia 25 de novembro, na Casa do Trabalhador. A diretoria espera a participação maciça da categoria, principalmente do público masculino, no evento. O presidente Luiz Henrique espera encerrar a programação deste mês com chave de ouro.
Câncer de Próstata
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula e/ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.