PALAVRA DO PRESIDENTE

SETEMBRO AMARELO | Sindehotéis realiza palestra sobre a prevenção ao suicídio para os trabalhadores da Lavebras

As diretoras do Sindehotéis-MA, Maria Raimunda Martins e Euzebina Maria do Santos, participaram nesta quarta-feira (15), de uma palestra na empresa Lavebras sobre o tema “Saúde Mental”, realizada com o foco na prevenção ao suicídio pela Campanha Setembro Amarelo.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente a campanha. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano, principalmente no mês de setembro.

Para a diretora Social Raimunda Martins, a campanha de prevenção ao suicídio tem sido bastante discutida mundialmente e por isso o Sindehotéis é um dos multiplicadores dessa campanha.

“Nosso foco também é salvar vidas e reforçar as medidas de prevenção e conscientização. Esse é um dos lemas do nosso modelo de gestão sindical. Entendemos que o papel social do sindicato também é de grande relevância para o desenvolvimento dos trabalhadores em diferentes áreas”, comentou a diretora Raimunda.

A psicóloga Vilma Buna, formada pela Universidade de Guarulhos (SP), convidada pelo Sindehotéis, foi quem ministrou a palestra aos trabalhadores da empresa Lavebras. Com vasta experiência no tema “Saúde Mental”, Vilma falou um pouco da Campanha Setembro Amarelo e explanou vários assuntos em relação aos cuidados com a saúde da mente, tendo em vista que a maioria dos casos são relacionados a transtornos mentais

Casos

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Palestrante Vilma Buna

Psicóloga Clínica e pós graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá (Laboro). Formada pela Universidade Guarulhos – SP. Experiência na área Hospitalar, Clínica, Empresa, CRAS, CREAS, NASF e Passagem como Psicóloga Facilitadora em Audiências de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *