Como uma das entidades de classe mais importante e atuante do país, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), realizou solenidade na última segunda-feira, 26, para comemorar 30 anos de história e de luta institucional em defesa da classe trabalhadora.
O evento reuniu diretores, 250 delegados sindicais, parlamentares e autoridades nacionais e municipais de todo o Brasil.
O presidente do Sindehotéis-MA, Luiz Henrique Pereira da Silva, também diretor Executivo de Refeições Coletivas e Afins da Contratuh, acompanhado dos dirigentes sindicais Ana Mendonça Silva, Maria Raimunda Martins e José Benedito Castelhano Fonseca, prestigiou a solenidade especial na cidade.
Em 26 de novembro de 1988, 153 representantes sindicais se reuniram em Foz do Iguaçu para criar a CONTRATUH. Hoje, aos 30 anos, a entidade representa quatro milhões de trabalhadores, 30 federações e 450 sindicatos, um verdadeiro marco na história do sindicalismo brasileiro.
“A Contratuh, além da história em defesa dos direitos trabalhistas, é uma instituição sindical centrada e estratégica na luta pelos trabalhadores. São 30 anos de garantias e conquistas que ficaram na história e que são lembradas até hoje. Conquistas trabalhistas e sociais em benefício da categoria. Parabéns ao presidente Moacyr Roberto e toda nossa diretoria por essa enorme conquista”, destacou o presidente Luiz Henrique.
O presidente da CONTRATUH, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, lembrou as dificuldades dos primeiros anos da entidade. Ele agradeceu o trabalho de dirigentes e funcionários e destacou as parcerias com parlamentares, centrais e sindicatos nacionais e internacionais.
“A história da CONTRATUH se confunde com a redemocratização do Brasil e com a Constituição Federal”, afirmou Auersvald. “Participamos de todas as lutas por direitos trabalhistas e sociais e garantimos conquistas históricas para os trabalhadores em turismo e hospitalidade”, frisou.
O evento também reuniu grandes nomes do sindicalismo brasileiro, como o senador Paulo Paim, que tem um histórico parlamentar em defesa das causas sociais e do trabalho.