Presidente Luiz Henrique acompanha regulamentação da Gorjeta aprovada no Senado Federal

Uma ótima notícia aos trabalhadores da categoria hoteleira de todo país, especialmente estado do Maranhão, o Sindehotéis traz a notícia que o repasse das gorjetas aos empregados de bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares foi votado e aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal nesta quarta feira, 30 novembro.

O Projeto de Lei Complementar 57/2010 era uma reivindicação antiga da diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh) e uma bandeira de luta da diretoria do Sindehotéis/MA.

O projeto, que teve como relator o senador Paulo Paim (PT), determina a regulamentação da gorjeta. “Um projeto que estava há seis anos na câmara, inclusive pautada diversas vezes pelo Sindehotéis, veio para o Senado Federal e foi aprovado em definitivo já com as emendas, agora o texto deverá retornar à câmara para que os deputados apreciem as alterações dos senadores. Caso seja aprovado, o texto irá à sanção presidencial e entrará em atividade depois de 60 dias da publicação”, disse o presidente do Sindehotéis Luiz Henrique, que acompanhou a aprovação do projeto.

“Gostaria de parabenizar todos os trabalhadores dessas categorias e destacar a importância desse projeto que vai fortalecer o poder de compras dos trabalhadores e evitar que as empresas não cumpram o que é previsto em lei. Mesmo na convenção, temos uma cláusula que não permite a cobrança sem o acordo, com isso vamos iniciar um trabalho de fiscalização para que o trabalhador não fique no prejuízo. Com essa regulamentação tivemos um avanço importante e quem ganha são os trabalhadores e trabalhadoras. Quero mais uma vez parabenizar a todos pela grande conquista e estamos aqui fazendo nossa parte em Brasília para que os nossos trabalhadores sejam reconhecidos e valorizados cada vez mais”, completou Luiz Henrique.

“Foi uma espera árdua e difícil para essas categorias, no entanto, a aprovação do projeto foi um grande avanço. Quero deixar meus parabéns aos nossos trabalhadores e dizer que a luta vai continuar. O objetivo da diretoria Fortalecendo a Luta é garantir respeito e valorização aos trabalhadores hoteleiros”, concluiu Magali Pinto Barbosa, vice-presidente do Sindehotéis.

“Esta aprovação foi uma peça essencial para o setor, uma vez que estabelecimentos e alguns setores foram diretamente prejudicados com a crise econômica, fato este que prejudicou principalmente a classe de hotelaria, gastronomia e de turismo, causando um retraimento na categoria”, afirma o presidente do Sindehotéis Luiz Henrique Pereira da Silva.