Sindehotéis-MA integra debate sobre a precarização dos direitos trabalhistas

A diretoria do Sindehotéis-MA participou, na última quarta-feira (27) do primeiro encontro do Fórum Sindical Permanente dos Trabalhadores do Maranhão, que reuniu dezenas de representantes de sindicatos e trabalhadores, para discutir a precarização dos direitos trabalhistas no âmbito estadual.

Para a coordenadora do fórum, Ana Mendonça, que também compõe a diretoria do Sindehotéis-MA, o evento mobiliza as entidades sindicais em torno de questões relevantes que afetam a vida dos trabalhadores de um modo geral. “Reunimos, hoje, neste seminário, representantes das mais diversas categorias de trabalhadores. São hoteleiros, químicos, empregadas domésticas, comerciários, frentistas, enfermeiros e muitos outros com um objetivo em comum: a valorização profissional e respeito às leis trabalhistas do nosso país”, afirmou.

Ana Mendonça, coordenadora do fórum e diretora do Sindehotéis-MA

Já o presidente do Sindehotéis-MA, Luiz Henrique Pereira da Silva, destacou a importância do momento de integração com as entidades sindicais. “Não podemos permitir que divergências políticas sobreponham-se à luta dos trabalhadores. Nós, representantes sindicalistas, devemos nos unir e contribuir mutuamente com as demandas de cada categoria para que assim sejamos verdadeiramente fortes”, manifestou.

DSC_0833 (2)
Presidente do Sindehotéis-MA defende união das lideranças de base

O seminário contou com a participação da auditora fiscal da Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão (SRT-MA), Monica Damous Duailibe e do desembargador presidente do TRT-MA 16ª Região, James Magno Araújo Farias, que ministraram palestras sobre “o reflexo da terceirização nas relações de trabalho” e “aspectos atinentes à prevalência do negociado sobre o legislado”, respectivamente.

Ambos destacaram ameaças aos direitos dos trabalhadores que precisam ser fortemente combatidas pelas lideranças de base, entre elas, a terceirização desenfreada, sobretudo no serviço público e a flexibilização de direitos nas negociações entre empregador e empregado, que sempre prejudicam a classe trabalhadora.

DSC_0822 (2)
Luiz Henrique Pereira e Ana Mendonça com o desembargador James Magno Araújo Farias
DSC_0836 (2)
A auditora do trabalho Monica Duailibe e o presidente do Sindehotéis-MA