Mais de um milhão de turistas estrangeiros estiveram no Brasil durante a Copa do Mundo 2014. O Ministério do Turismo realizou pesquisa entre os visitantes para avaliar a impressão que o país deixou em quem esteve no país para o Mundial. Entre os itens mais bem avaliados ficaram a hospitalidade, com 98% de aprovação, e a gastronomia, com 93%. A grande maioria, 95%, garante que tem intenção de retornar ao Brasil.
Segundo o levantamento, itens como infraestrutura, segurança pública, alimentação e atendimento foram aprovados pelos turistas estrangeiros e domésticos. A pesquisa aponta também que mais de três milhões de brasileiros circularam pelas 12 cidades-sede do mundial e destacaram o atendimento e receptividade como ponto alto, com 90% de aprovação.
O estudo mostra ainda que o Mundial beneficiou mais que as 12 cidades-sede. Os turistas estrangeiros, que permaneceram em média 13 dias no país, estiveram em 378 municípios brasileiros, incluindo as cidades que sediaram jogos.
A avaliação dos turistas domésticos e internacionais foi feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) respectivamente. A pesquisa ouviu 6.627 estrangeiros e outros 6.038 brasileiros desde o início da Copa do Mundo.
Fonte: Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP