O ano de 2018 é um ano atípico para a sociedade brasileira, visto que, o país, formado em grande parte pela classe trabalhadora, que luta diariamente pela sobrevivência, passará por uma fase fundamental; as eleições para Deputado Estadual e Federal, Senador, Governador e Presidente da República que terá o papel de comandar o país e o estado por 4 anos de mandato.
Para isso, toda massa de trabalhadores brasileiros terão uma missão delicada e extremamente importante a cumprir, dentro do aspecto social e político. Os brasileiros que labutam diuturnamente são peças fundamentais nesse processo de construção da sociedade e, através deles, os eleitos, possam desempenhar o seu verdadeiro objetivo, que é transformar a história do país nos vários âmbitos sociais.
1º de maio, Dia do trabalhador, não é simplesmente uma comemoração para homenagear os trabalhadores, no entanto, também faz parte do processo de luta pela democracia e pelas conquistas dos direitos trabalhistas.
Para Luiz Henrique Pereira da Silva, presidente do Sindehotéis-MA, 1º de maio é dia de homenagens e história para a nossa classe trabalhadora. “A união dos trabalhadores marcou em definitivo os dias de luta naquela época. É extremamente importante lembrar desse cenário histórico de vitórias. O dia do trabalho é especial e gratificante para todos os trabalhadores, em especial da categoria hoteleira do Maranhão. Também sou um trabalhador e me orgulho muito disso”, contou o presidente.
A diretoria Sindehotéis gestão “Fortalecendo a Luta” tem a honra de parabenizar todos os trabalhadores e trabalhadoras em especial a categoria de hospedagem, gastronomia, turismo, casas de diversões e lavanderia do Maranhão, em comemoração ao dia 1º de maio, Dia do Trabalho, dedicado as conquistas, manifestações, atos públicos e reivindicações da classe trabalhadora.
História Dia do Trabalho
No Brasil, assim como em vários países, o Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio, tornando-se um feriado Nacional marcado pela história em 1886 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos da América, onde milhares de trabalhadores (a) foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de 13h para 08h diárias. O ato de protesto também foi marcado por uma greve geral dos trabalhadores no país americano.
A luta da classe trabalhadora por melhores condições de trabalho marcou a história de cada trabalhador e cada trabalhadora naquela época, e para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, estabelecido e comemorado em 1º de maio de cada ano. Há relatos de que, aqui no Brasil, a data é comemorada desde o ano de 1895. No entanto, foi oficializada em setembro de 1925, após a criação de um decreto.
O Sindehotéis-MA, fundado em 22 de setembro de 1938, 79 anos de existência, tem um importantíssimo papel na luta sindical. Todos esses anos de história, a entidade sindical teve um papel crucial na defesa dos trabalhadores – greve, paralisações, atos públicos, eventos reivindicatórios, enfim, priorizando também a saúde e o bem-estar da categoria e, desde então, grandes benefícios têm sido agregados para toda a categoria.