12 de agosto: Sindehotéis homenageia todos os trabalhadores de Hotelaria e Gastronomia do Maranhão

A diretoria do Sindehotéis/MA, gestão “Fortalecendo a Luta”, parabeniza todos os profissionais da hotelaria e gastronomia dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar do estado do Maranhão, pelo dia memorável conquistado pela categoria, através do Projeto de Lei 7.836 de 22 de Janeiro de 2003, que oficializou 12 de agosto como o Dia Estadual dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares do Estado do Maranhão.

A data é fruto de muito empenho e esforços dos sindicalistas que lutaram, e ainda lutam, incansavelmente pelos profissionais do setor hoteleiro. A entidade sindical acredita que o reconhecimento e o prestígio profissional motivam e estimulam ainda mais os trabalhadores e trabalhadoras do ramo.

A cada ano a diretoria do Sindehotéis se esmera para fazer valer o direito da classe e proporcionar momentos de entretenimento e cumplicidade entre os profissionais. A gestão “Fortalecendo a Luta” reforça a importância dos trabalhadores hoteleiros para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento do turismo no Maranhão.

“Gostaria de parabenizar os trabalhadores hoteleiros por essa data, que é uma grande conquista, e deixar meu abraço a toda categoria, que não poupa esforços e dedicação para garantir um atendimento de qualidade e acolhedor aos nossos visitantes. Sem sombra de dúvida esses trabalhadores são indispensáveis para o fortalecimento do turismo no nosso estado”, declarou o presidente do Sindehotéis Luiz Henrique Pereira da Silva.

“Ressalto ainda, que o crescimento e desenvolvimento do Turismo no estado é qualificado pelo compromisso e comprometimento de trabalhadores e trabalhadoras, que continuam realizando um trabalho com excelência e dedicação, primando pelo bom atendimento. Eu acredito muito no potencial dessa categoria para mudarmos o rumo do setor turístico no estado”, completou o presidente.

Além de parabenizar os nossos trabalhadores e trabalhadoras de hotelaria e gastronomia do estado pela importância do seu papel dentro da sociedade, é necessário – prioritariamente – continuar a caminhada de luta em busca da valorização e reconhecimento da categoria, por isso, a gestão “Fortalecendo a Luta”, desde 2015, época em que assumiu o Sindehotéis/MA, jamais mediu esforços para concretizar os anseios dos trabalhadores, no entanto, alguns patrões ainda permanecem com um discurso monótono, oferecendo um reajuste indigno para categoria.

No decorrer da campanha salarial, a diretoria do Sindehotéis, encaminhou várias propostas – desde o mês de fevereiro – ao Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (SEHAMA), que até o presente momento, não apresentou uma proposta decente para fechar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A entidade sindical permanece aberta ao diálogo e flexível às negociações para discutir o reajuste dos trabalhadores, pensando em todos os aspectos favoráveis e legais em meio à crise financeira.

Direitos

Vale lembrar que dia 12 de agosto (Dia do Trabalhador Hoteleiro), sancionado pelo projeto de lei, ainda trouxe muitas vitórias aos trabalhadores, uma delas, favorecida pela Convenção Coletiva de Trabalho, que dá ao trabalhador, o direito de receber 100% de hora extra ao prestar serviço na referida data comemorativa. Tudo isso são direitos e conquistas, que ao longo dos anos, com a força dos trabalhadores, iremos obter muitas vitórias.

Parabéns aos incansáveis trabalhadores de Hotelaria e Gastronomia do Maranhão.

A diretoria Fortalecendo a Luta.