CONTRATUH ENCERRA ETAPAS DE WORKSHOP REGIONAIS EM SALVADOR-BA

A CONTRATUH encerrou, nesta sexta-feira (20\09), mais uma etapa dos Workshops Regionais 2013 “Renovando Conhecimentos”. O evento da Região Nordeste foi realizado no Portobello Ondina Praia Hotel, em Salvador-BA. Na ocasião, cerca de noventa dirigentes sindicais participaram da oficina de Negociação Coletiva, atividade promovida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE. As atividades do dia foram divididas em duas partes. Primeiro foram apresentadas informações referentes à evolução do processo de negociação coletiva na história do Brasil, considerando diversas transformações nas leis do trabalho e conquistas dos trabalhadores e do movimento sindical. Além de elementos que compõem a negociação coletiva e elaboração de estratégias e confecção de pauta. À tarde, realizou-se uma atividade de simulação de mesa de negociação com a divisão dos participantes em trabalhadores e empregadores. Foi feita a análise de uma situação fictícia considerando a realidade do setor de turismo e hospitalidade e a mobilização de estratégias. Para a Técnica do DIEESE, Lilian Arruda Marques, a simulação da mesa é importante, principalmente, para preparar o trabalhador para uma situação real. “A gente tem um material que prepara uma situação simulada entre patrões e empregados em uma mesa de negociação e colocamos, principalmente, pessoas sem ou com pouca experiência nessa mesa simulada. O objetivo é que eles sintam essa situação da negociação, aprendam com essa experiência e percam um pouco do medo”, destacou.

DSC00801

No final do dia foi realizado um sorteio de um Notebook e a FETRANORDESTE foi contemplada e doou o prêmio.

No encerramento das atividades, o Tesoureiro Geral da CONTRATUH, Wilson Pereira, representante do Presidente da entidade na ocasião, disse que a Confederação atingiu o seu objetivo de qualificar os dirigentes sindicais da área de turismo e hospitalidade a nível nacional. “Saímos vitoriosos dessa etapa aqui no Nordeste. Tivemos uma participação efetiva dos dirigentes sindicais. A CONTRATUH e todos que participaram dessas etapas de qualificação estão de parabéns”, afirmou.

A diretoria da CONTRATUH deverá se reunir para definir as diretrizes de realização dos Cursos de Qualificação Sindical de 2014.

Assessoria de Comunicação – CONTRATUH

Fonte: http://www.contratuh.org.br/Default.aspx?op=Noticia/Abrir&Id=12997&idme=4728

DSC00797

DSC00803