Sindehotéis encerra mais uma edição do Seminário Estadual Viver Mulher em grande estilo

O VII Seminário Estadual Viver Mulher, Respeito, Dignidade e Igualdade – Não à Violência, promovido pela diretoria do Sindehotéis gestão “Fortalecendo a Luta”, fechou mais uma edição em grande estilo. O evento foi realizado na última sexta feira (31), no Auditório da Casa do Trabalhador, s/n, retorno do Calhau.

A programação reuniu trabalhadores do setor de turismo, hospitalidade, hotelaria, lavanderia e gastronomia, além de autoridades sindicais de São Luís e de outros municípios, sociedade em geral e amigos da imprensa.

IMG_20170331_141913048

Formaram a mesa Luiz Henrique Pereira da Silva, presidente do Sindehotéis, Ana Mendonça Silva, diretora da FETHEMAPI, Maria Dos Anjos Mesquita Hellmeister, diretora da Secretaria da Mulher da Contratuh, Rosario Santiago, presidente do Sindsema, e Esmeralda Reis, diretora da Sintrahtur de Barreirinhas. Logo após foi executado o hino nacional brasileiro. O presidente Luiz Henrique ressaltou o momento pelo Dia Internacional da Mulher e para completar o protocolo do evento chamou a vice-presidente do Sindehotéis Magali Pinto Barbosa, para compor a mesa em seu lugar.

IMG_20170331_143853246

No ato, a diretora Maria Hellmeister, recebeu da diretora da FETHEMAPI, Ana Mendonça Silva, uma placa em homenagem a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh).

IMG_20170331_142049375

Viver Mulher

O Seminário Viver Mulher é uma ação idealizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores de Turismo e Hospitalidade (Contratuh). Cada ano o evento é sediado em um estado do Brasil com intuito de resgatar o real valor da mulher, através de palestras de incentivo, conscientização e prevenção.

“O seminário viver mulher nasceu exclusivamente no interior das bases sindicais, quando as próprias trabalhadoras se deslocavam ao sindicato na busca de informações a respeito de vários problemas, inclusive no seu espaço doméstico. Essa demanda foi crescendo de uma forma significativa e chegou até a nossa Confederação Nacional. Desde então resolvemos mobilizar essas questões e trazer a mulher para refletir e interagir sobre esses aspectos, foi onde brotou essa programação especial realizado pela Contratuh”, expôs Maria Hellmeister, no início do seminário.

IMG_20170331_142247287
Hellmeister destacou ainda que vários estados já realizam o Seminário Viver Mulher, “o mais interessante é que o Maranhão foi o pioneiro nessa questão social envolvendo a mulher. Faço um apelo ao presidente Luiz Henrique que continue fazendo esse trabalho excelente. Palestras de suma importância que envolvem o cotidiano da sociedade feminina. Parabéns ao Sindehotéis pela realização”.

Para o presidente do Sindehotéis, Luiz Henrique, o mês de março, mês da mulher, é um período significativo para a sociedade feminina, pensando na relevância da data, o Sindehotéis promoveu durante todo mês de março, diversas atividades voltadas para as mulheres, realizou palestras sobre violência doméstica, autoestima da mulher, e outros temas direcionados.

IMG_20170331_142045806

“Hoje, 31 de março, fechamos mais um ciclo de atividades com chave de ouro, casa cheia, muitos companheiros sindicalistas participando, muitas atrações, sorteio de brindes, palestras de prevenção e conscientização, além de profissionais capacitados que enriqueceram a programação com temas importantes do convívio social feminino. O viver mulher já é uma atividade do calendário da entidade, estamos na sétima edição do evento, e tenho certeza que a categoria conseguiu sair daqui com informações valiosas. Ressalto o empenho de toda a diretoria Fortalecendo a Luta pela realização do evento”.

IMG_20170331_153845703
Palestras

A psicóloga Erika Nascimento, da coordenadoria do CEMMULHER do Tribunal de Justiça, parabeniza o Sindehotéis pela realização do seminário. “Essa iniciativa é de fundamental importância para difundir informações sobre violência doméstica familiar contra a mulher e a Lei Maria da Penha. Educar a sociedade sobre esse fenômeno tão frequente e tão prejudicial a classe feminina é fundamental, o Sindehotéis está de parabéns ao trazer essa discussão e contribuir para o combate dessa problemática”.

IMG_20170331_144005893
A Coach Rosely Vieira, consultora organizacional e palestrante, disse que foi muito válida a iniciativa do Sindehotéis “pensar na questão da mulher é um ponto bastante positivo. A própria ONU tem um programa chamado “ONU MULHER”, então é fundamental pensarmos na autonomia da mulher. A classe feminina é a metade da população, mãe da outra metade, e ainda sim a mulher sofre com salários mais baixos e sofre com a violência doméstica. A lei Maria da Penha é um marco histórico, mas precisamos ir além dessa discussão, criar uma cultura que a mulher seja respeitada, por elas e pelos homens, uma igualdade de gênero. Na palestra também mencionei a questão da sororidade que é um sentimento de fraternidade, a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum”.
WhatsApp Image 2017-04-04 at 13.06.19

A enfermeira e obstetra Silvanilde Carvalho, do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do estado, pontuou questões em relação a saúde da mulher, inclusive aspectos que causam possíveis problemas no ambiente de trabalho. “O Sindehotéis trouxe um tema de extrema necessidade, saúde da mulher, discutir essa questão faz a própria mulher rever seus valores e cuidar mais de sua saúde de forma geral. É uma discussão que deve ser ampliada e discutida ao longo do ano. Parabéns a toda diretoria por essa oportunidade.

IMG_20170331_143341919

Mais ações

O momento também foi marcado por uma ação social organizada pela entidade sindical. Trabalhadores e trabalhadoras que compareceram ao evento, tiveram ações como maquiagem, aferição de pressão, teste de glicemia entre outras atividades.

IMG_20170331_163717627

A tarde promovida pelo Sindehotéis não foi somente de palestras, uma gisnática laboral com o professor Richarlysson esquentou os participantes e não deixou ninguém parado, todo mundo dançou e pulou ao ritmo de zumba.

“É minha segunda participação no evento, e estou muito feliz com a realização. Esse Seminário deveria ser expandido para outras categorias. Foram temas do cotidiano feminino, inclusive os nossos direitos que às vezes não sabemos. Gostei, dancei, e me diverti bastante. Parabéns ao Sindehotéis” contou a trabalhadora Eliene dos Santos. “Me senti valorizada demais com esse evento. Palestras bem selecionadas e relacionadas com dia a dia das mulheres. O empoderamento da mulher ajuda a levantar o auto estima. Que venha o viver mulher 2018. Parabéns ao presidente Luiz Henrique e toda sua diretoria”, disse Conceição Martins.

IMG_20170331_143231625

“O Viver Mulher estabelece um sentimento de conquista, levar o conhecimento a toda categoria e a sociedade de forma geral, o Sindehotéis é multiplicador dessa campanha e o objetivo da entidade é realizar um trabalho de conscientização às mulheres, a diretoria Fortalecendo Luta na pessoa do presidente Luiz Henrique abraçou essa campanha e tem realizado um trabalho maravilhoso. Já houve a descentralização da campanha em alguns municípios do Maranhão. Todos esses temas tiveram sua grande contribuição na vida de cada trabalhador e cada trabalhadora que esteve presente no evento”, enfatizou Ana Mendonça Silva, diretora do Sindehotéis.

IMG_20170331_151231829
“Conscientizar as mulheres é o foco central do evento. Explicar a elas, principalmente as que estão na base, que todas têm direitos e não somente deveres. As mulheres que participaram do evento terão a partir de agora uma missão, ser multiplicadoras da campanha, o Sindehotéis deseja que essa informação chegue até a pessoa que está sendo agredida, por isso a importância desse seminário, levar o conteúdo e expor ao máximo, que isso vai nos ajudar como mulher, como entidade sindical, e como sociedade”, explicou Maria Raimunda Martins, diretora Social do Sindehotéis.

“É de suma importância, principalmente por que a maioria da nossa categoria é formada por mulheres. Abordaram temáticas coerentes ao cotidiano feminino. Sabemos que muitas mulheres sofrem violência caladas, e não sabem quem recorrer e ficam receosas em denunciar. Os palestrantes abordaram o tema com clareza justamente para contribuir nessas questões rotineiras vivenciada pelas mulheres. Essa violência acontece até mesmo no espaço de trabalho. Muito relevante o evento realizado pela nossa diretoria”, disse Magali Pinto Barbosa, vice-presidente do Sindehotéis.

WhatsApp Image 2017-04-04 at 13.11.54

O presidente Luiz Henrique fez uma brincadeira em homenagem ao mês da Mulher. Convocou todos os homens que participavam do evento e cada um deles entregou uma rosa às mulheres presentes no evento. Ao final, todos participaram de sorteio e receberam certificado do evento.

Também prestigiaram a solenidade o presidente do Sintrarc, Raimundo Pedro de Jesus, o presidente do Sindbeleza, Jersilio Brandão, o presidente do Sinpospetro, Elison Nunes, o diretor Financeiro da Força Sindical-Maranhão, Lusivaldo Sá Soares, a presidente do Sindacs, Flor de Lis, o presidente do Sindicato dos Nutricionistas, José Ribamar Mendes, o presidente do Sintest, Hildemar de Jesus Nina, além de representantes do Sinfarma, Sindsema, Sthopa e outros.

IMG_20170331_181734598

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *