Centrais sindicais realizam ato público por melhorias para os trabalhadores

foto original jornalll

Foto|G. Ferreira

Na manhã de ontem (3), representantes das sete centrais sindicais existentes no Maranhão, realizaram um ato público em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, na Praça Deodoro, seguido de uma caminhada até o Palácio dos Leões. As entidades, que representam diversas classes trabalhistas, reivindicam redução da jornada semanal, sem a redução de salários; fim do fator previdenciário; investimentos nas áreas da saúde, educação e segurança pública; valorização das aposentadorias, reforma agrária e agrícola, dentre outros.

Segundo o presidente da Força Sindical no Maranhão, Frazão Oliveira, o movimento realizado ontem foi apenas uma prévia para a grande mobilização nacional que acontecerá em São Paulo, na próxima quarta-feira (9). Ele explicou que o evento será uma grande marcha de todas as centrais sindicais do país, com o objetivo de chamar a atenção do governo federal para a pauta nacional trabalhista que está parada no Congresso.

“A pauta nacional contempla diversos pontos como a redução da jornada para 40 horas do trabalhador da iniciativa privada regido pela CLT; fim do fator previdenciário; 10% do PIB para educação, saúde e segurança; valorização das aposentadorias; reforma agrária e agrícola dentre outros. Porém, temos também as reivindicações locais com pedidos para a realização de concurso público em todas as áreas, pontuando que a saúde está há mais de 20 anos sem realizar um certame; cumprimento do piso nacional do salário dos professores; melhorias nas condições de trabalho das Polícias e reabertura do canal de negociações com os militares”, declarou.

De acordo com Frazão Oliveira, as centrais sindicais estimam que mais de duas mil pessoas participem da marcha nacional, que será realizada em São Paulo. Ele afirmou que a ideia do movimento não é apenas chamar a atenção do governo federal, mas mostrar para a sociedade civil organizada as péssimas condições às quais a classe trabalhadora tem se submetido.

“Os trabalhadores do Brasil decidiram entrar em campo e defender os seus direitos, na luta por um futuro melhor para todos. Vivemos tempos difíceis e no Maranhão é diferente; portanto, exigimos paz e segurança, uma vez que a pistolagem voltou e agora não ameaça ó as lideranças sindicais, mas o cidadão comum. Não podemos mais ficar só assistindo, é hora de mudar, reivindicar ir às ruas e mostrar que além dos nossos deveres também temos direitos”, disse.

Fonte: Jornal pequeno

Link: http://jornalpequeno.com.br/edicao/2014/04/04/centrais-sindicais-realizam-ato-publico-por-melhorias-para-os-trabalhadores/