SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO HOTELEIRO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM E DE GASTRONOMIA, EMPRESAS DE REFEIÇÕES COLETIVAS, EMPRESAS DE TURISMO, EM CASAS DE DIVERSÕES DE SÃO LUIS, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, RAPOSA E PAÇO DO LUMIAR-MA (SINDEHOTÉIS-MA)

Aos 78 anos de existência, o SINDEHOTÉIS-MA, tem sua própria trajetória marcada pela atuação em todas as frentes que sua finalidade exige, procurando sempre dignificar a categoria que representa.

Fundado em 22 de Setembro de 1938 e reconhecido em 27 de Janeiro de 1939 pelo Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, Sindehotéis, está localizado na Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Casa do Trabalhador, 1º Andar, Bloco 01, sala 202, Calhau em São Luís/MA.  É reconhecido pelos seus serviços de utilidade pública e abrange uma categoria de aproximadamente 30 mil trabalhadores em: Hotéis, Motéis, Apart-hotéis, Flats Residence, Hotéis Residence, Hospedarias, Pousadas, Pensões; em Bares, Restaurantes, Churrascarias, Cantinas, Casas de Chá, Sorveterias, Cafés, Botequins, Lanchonetes, Fast-foods, Barracas de Praia; em Empresas de Refeições Coletivas, Cozinhas Industriais, Refeições Convênio; em Empresas de Turismo; em Casas de Diversões, Casas de Shows, Danceterias, Boites, Clubes; em Lavanderias que atuem no segmentos na base territorial nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar no estado do Maranhão.

O Sindehotéis já passou por varias administrações, a primeira gestão foi a do Senhor  Haroldo Silva, popularmente conhecido como Espicha, que administrou a entidade por mais de 50 Anos. A segunda gestão foi do Senhor Milton Dias Rocha Filho, popularmente conhecido como Miltinho, que administrou por 12 anos. A terceira gestão foi do senhor José Silva Sousa, que administrou por 03 anos.   A quarta gestão foi de Ana Mendonça Silva, conhecida por Aninha, que administrou por 14 anos, juntamente com uma diretoria coesa e sobretudo compromissada com a categoria, que juntos traçaram novos objetivos na sua administração, construindo, ampliando e reformando salas, implantando o atendimento médico, obstétrico e ginecológico, reativando o serviço odontológico; criando a marca SINDEHOTÉS, adequando o estatuto ao novo Código Civil, sanaram débitos encontrados, registraram os livros de atas no cartório de título documentos e atualizaram o cadastro da entidade junto ao MTE, criaram o  primeiro jornal informativo da entidade, contrataram funcionários, informatizaram e motorizaram a entidade, criaram o departamento  jurídico com plantões aos trabalhadores e associados da categoria.

Em junho de 2015, o presidente Luiz Henrique Pereira da Silva, tornou-se o quinto gestor na história do Sindehotéis-MA, com aproximadamente 80% de aceitação da categoria, com a proposta de renovação sindical na defesa dos direitos dos trabalhadores hoteleiros e, desde então, grandes benefícios têm sido agregados para toda a categoria.

Hoje, contamos com diversos convênios na área de saúde, educação e lazer que proporcionam aos associados, descontos diversos em serviços essenciais à manutenção de uma boa qualidade de vida. Com o objetivo de estreitar as relações com o trabalhador, consagramos alguns importantes eventos em nossa agenda anual que se tornaram tradição. São eles: a Festa do Hoteleiro, em agosto; a campanha Viver Mulher, em março; as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul; e o campeonato de Futebol Amador dos Trabalhadores Hoteleiros.

Ao longo destes 78 anos, muitos direitos e grandes avanços foram conquistados na relação pratrão e empregado. Com o apoio dos trabalhadores e os esforços de uma diretoria unida e coesa, o desenvolvimento dos trabalhos ganha força a cada dia e nos faz crer em um mercado próspero com carreiras consolidadas e cada vez mais atrativas.