7 de Setembro | Dia da Independência do Brasil

7 indep

O 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, é a mais conhecida e celebrada data nacional. Está associada à proclamação feita, em 1822, pelo príncipe D. Pedro, às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo, acontecimento que teria assinalado o rompimento definitivo dos laços coloniais e políticos com Portugal.

As razões que conduziram o processo da Independência do Brasil são variadas. Por isso, antes de falar sobre o assunto, é importante entender alguns aspectos históricos. O século XIX foi marcado pelo domínio do imperador francês, Napoleão Bonaparte. Esse constituiu um império europeu e as nações dessa região viam-se obrigadas a obedecer as condições estabelecidas por ele.

Napoleão tinha como principal inimigo a Inglaterra. Por isso, o imperador instituiu aos países aliados que quebrassem vínculos com a nação inglesa. Diante desses aspectos, Napoleão estabeleceu o Bloqueio Continental afim de gerar impacto econômico no oponente e fortalecer a França.

Obs.: o Bloqueio Continental aconteceu em 21 de novembro de 1806 e consistiu na proibição das nações sob o domínio da França de comercializarem com os ingleses. Essa acontecimento gerou o fechamento dos portos de países europeus à Inglaterra.

Portugal era aliado a Inglaterra. Nesse período quem governava a nação era D. João. Esse sofreu pressões da França para que fechasse os portos para os ingleses, sob ameaça de invasão francesa. Diante desse dilema, D. João e os membros da Família Real fugiram para o Brasil. Os ingleses protegeram Portugal durante a fuga da corte para o Brasil. Porém, eles exigiram que os lusitanos adotassem algumas deliberações como o fim do pacto colonial e o acesso livre ao comércio no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *