Diretoria do Sindehotéis recebe presidente do Sindebares e empresários para assinatura de acordos de reajuste salarial

20180727_120003_Film2

O presidente do Sindehotéis-MA, Luiz Henrique Pereira da Silva, acompanhado do diretor José Benedito Castelhano Fonseca, recebeu na manhã desta sexta-feira, 27 de julho, o empresário Francisco Neto, presidente do Sindicato Empresarial de Bares e Restaurantes e Similares do Maranhão (Sindebares), e uma comitiva de empresários com objetivo de tratar da proposta de Reajuste Salarial 2018/2019 através de Acordo Coletivo Individual.

A reunião aconteceu nas dependências do Sindehotéis, onde foi assinado vários acordos individuais, entre sindicato laboral e empresários.

WhatsApp Image 2018-07-27 at 14.22.14 (1)

Para o presidente Luiz Henrique, o encontro foi marcado com positividade, “uma vez que a reunião visa estabelecer um diálogo de flexibilização, pois quem sai ganhando com esse debate é toda a classe trabalhadora. Essa data vai marcar o início de uma nova estratégia para dar dinamismo as discussões e evitar prejuízos, tanto para o trabalhador quanto para o patrão, que muitas das vezes atrasa o reajuste e posteriormente deve pagar o valor retroativo”, comentou.

WhatsApp Image 2018-07-27 at 14.22.14

Já o presidente do Sindebares, Francisco Neto, comentou a assinatura dos acordos coletivos de trabalho como marco para os Sindicatos laboral e patronal, tendo em vista a negativa do Sehama em não sentar para negociar o reajuste em tempo hábil, o que pode gerar ônus altíssimos, quando se trata de outros direitos trabalhistas que devem ser pagos ao trabalhador.

Francisco ressalta ainda que os acordos individuais devem ser fechados logo, “pois se há uma demora na discussão com a entidade laboral, atrasa o pagamento e pode gerar custos mais altos na hora de pagar os direitos trabalhistas. A dinâmica dos acordos estabelece essa orientação aos demais empresários do ramo”, destacou o presidente da entidade empresarial.

WhatsApp Image 2018-07-27 at 14.22.13

Na oportunidade, Francisco Neto agradeceu a receptividade do presidente Luiz Henrique e avaliou com positividade a gestão do sindicalista a frente do Sindehotéis. “É um presidente sindical solícito e sempre flexibiliza as discussões”, completou.

O diretor do Sindebares e proprietário da empresa Pizzaria Vignoli, Carvalho, disse que, “os acordos individuais visam afastar a insegurança jurídica que nós temos pela não celebração da convenção coletiva no prazo estabelecido pela data base. Com isso, quando a convenção é celebrada, já com muito atraso por culpa do Sehama, tínhamos que pagar o retroativo de reajuste muito grande. Com esses acordos individuais, podemos dar celeridade ao pagamento do reajuste aos funcionários, e assim, diminui o ônus futuro”, comentou.

20180727_114639_Film2

Ao final do encontro, o presidente Luiz Henrique agradeceu a presença de   todos e definiu algumas   agendas para discussões futuras em relação a dinâmica dos acordos individuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *