Sindehotéis promove palestra alusiva ao Outubro Rosa na Lavebras

IMG-20161025-WA0034

Outubro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção do câncer de mama, muito incidente entre as mulheres, e por isso ficou conhecido como ‘Outubro Rosa’. Diante da importância do tema e da propagação da campanha, o Sindehotéis gestão “Fortalecendo a Luta” abraçou a causa e deu continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela entidade sindical. As trabalhadoras e também os trabalhadores estão participando de palestras organizadas pelo sindicato, em parceria com as empresas e profissionais da saúde, durante todo esse mês.

Nos dias 24 e 25, foi a vez dos funcionários da empresa Lavebras, situada na Avenida 14 do Maiobão, receberem informações preciosas acerca da prevenção e identificação precoce do câncer de mama, que também pode acometer os homens. No encontro, as profissionais de saúde explanaram o assunto de forma didática, descontraída e responsável. O espaço também foi utilizado para esclarecer dúvidas. As trabalhadoras prestigiaram o evento, bem como alguns homens, que perderam a vergonha e se dispuseram a aprender mais sobre a temática.

IMG-20161025-WA0031

O presidente do Sindehotéis, Luiz Henrique Pereira da Silva, também prestigiou o evento e destacou a importância da prevenção do câncer de mama. “Outubro rosa e novembro azul são temas da atualidade e nós precisamos levar essas informações para os trabalhadores. Nessa empresa, 90% dos trabalhadores são mulheres. Como esse mês é voltado para o público feminino, decidimos realizar um evento com essa temática. Solicitamos o espaço para a empresa, que prontamente nos atendeu, e trouxemos duas enfermeiras gabaritadas para falarem sobre a importância da prevenção a essas mulheres. Alguns homens também participaram, e isso é muito positivo, pois também vão ser multiplicadores dessa campanha. A palestra foi muito satisfatória”, explanou.

Recentemente, o representante sindical esteve na empresa para comunicar a categoria sobre o reajuste conseguido. “Estivemos aqui há pouco tempo para falar do reajuste salarial de 10% que conseguimos para eles. Falamos de salário, benefícios, qualidade de vida e agora de saúde e prevenção. Nós como dirigente sindical estamos dando continuidade ao serviço realizado pela companheira Ana. E se Deus quiser, no mês de novembro estaremos aqui levando essa mesma informação de prevenção para os homens. É importante darmos continuidade a esse trabalho, e quem ganha com isso, sem sombras de dúvidas, é o trabalhador”, pontuou.

IMG-20161025-WA0027

Quem ministrou a palestra foi a enfermeira Carmina Ferreira Almeida, que ficou muito satisfeita e feliz com a participação do público feminino. “Nosso objetivo é a prevenção. Nas palestras procuramos uma linguagem de fácil compreensão, para que elas possam entender e interagir. É um assunto que a mulher tem vergonha de falar. A dúvida de uma, às vezes é da maioria. Aqui tivemos perguntas muito interessantes. A participação foi muito boa. Esses encontros estimulam a procura por um profissional. E isso nos recompensa”, esclareceu. A enfermeira Ana Rute, que também participou do evento, da mesma forma reforçou a importância da conscientização da detecção precoce do câncer de mama, que dá uma chance de 99% de cura. “Precisamos mobilizar essas mulheres”, alertou.

A iniciativa do sindicato foi muito bem vista e parabenizada pelos trabalhadores. Um dos homens que participou da palestra, e achou muito importante, foi o pedreiro Deusdeth Mourão Rocha. “Nem todo estabelecimento de serviço oferece essa atividade. Então, pra nós é uma coisa muito boa. A gente vive na correria, e esse momento é importante para receber informação e também nos prevenir. O prevenir é pra todos. O evento foi ótimo. Vou levar as informações para as mulheres lá de casa”, destacou.

IMG-20161025-WA0030

Para a costureira Maria do Carmo, que já teve mioma e foi submetida a uma histerectomia, procedimento cirúrgico no qual foram retirados seus ovários e útero, a palestra foi muito boa. Ela que já tem uma preocupação muito grande com a saúde, e diz estar em dia com os exames, aproveitou para tirar dúvidas também. “A palestra de hoje foi muito importante para todas nós. Gostei muito”, afirmou. Para a auxiliar de lavagem Marinilde de Sena Soares o evento também foi muito vantajoso. “Aprendi muita coisa. A enfermeira trouxe muita informação importante”, pontuou.

IMG-20161025-WA0028

A diretora do Sindehotéis Ana Mendonça também prestigiou o evento. “Primeiro quero agradecer ao Sindehotéis por essa campanha de multiplicação, que é o outubro rosa, e também agradecer a Lavebras que abriu as portas hoje para que a gente pudesse trazer nossas companheiras da Secretária de Saúde para fazer essa palestra. Tenho certeza que foi uma manhã produtiva. As trabalhadoras estão saindo daqui mais informadas e com suas dúvidas tiradas, e isso é muito bom. Muito bom também para o Sindehotéis, que tem uma visão ampla, não só salarial, mas também com essas campanhas de multiplicação e informação. Inclusive, vem aí a campanha do novembro azul para os homens. Parabéns a todos da direção fortalecendo a luta” reforçou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *