FETHEMAPI promove ciclo de palestras para dirigentes sindicais

IMG_20160611_093603417_TOP

Com intuito de aprimorar o conhecimento na área sindical com a expectativa de melhoramento nas questões práticas e teóricas, a Federação Interestadual dos Empregados em Turismo e Hospitalidade dos Estados do Maranhão e Piauí, (FETHEMAPI), promoveu no dia 11 de junho, no salão do Hotel Ryad, um ciclo de palestras direcionada a entidades sindicais filiadas a Federação.

Formaram a mesa de abertura Luiz Henrique Pereira da Silva, presidente da FETHEMAPI e do Sindehotéis; da diretora financeira do Sindehotéis, Ana Mendonça Silva, que na ocasião, representava todos os sindicatos filiados; e do sindicalista Frazão Oliveira, presidente da Força Sindical no Maranhão.

IMG_20160611_092800290

Também esteve presente o diretor José Benedito Castelhano Fonseca, segundo tesoureiro do Sindehotéis; da vice-presidente do sindicato, Magali Pinto Barbosa; e Raimundo Nonato Sousa, Conselho Fiscal da entidade.

Na programação de atividades, o ministrante Lourival da Cunha Souza, presidente da Associação dos Auditores Ficais do Trabalho no Estado do Maranhão (AITEMA) palestrou sobre Saúde e Segurança no local de Trabalho.

No ensejo, o presidente da AITEMA, Lourival Cunha, disse que saúde e segurança no trabalho são direitos previstos na Constituição Federal que constam no artigo 7°, ou seja, é um direito legal do trabalhador em sua determinada função. Todo esse processo, segundo ele, deve ser organizado, prioritariamente, pela empresa contratante por meio de normas regulamentadoras.

IMG_20160611_095124786

“A empresa deve oferecer locais dignos ao trabalhador, independentemente de sua função. O contratante tem por obrigação promover qualidade no ambiente de trabalho, pois é um direito constitucional do trabalhador, desse modo, saúde e segurança são armaduras primordiais no sistema qualitativo entre empregado e empregador”, explicou Lourival.

Em outro momento, o presidente da FETHEMAPI, Luiz Henrique Pereira, ministrou sobre Movimento Sindical e Negociações Coletivas. De forma dinâmica e interativa, o sindicalista iniciou os pontos enfatizando o conceito de ética sindical no enfrentamento das situações adversas, principalmente nas negociações com as empresas. O presidente esclareceu ainda que os discursos devem ser bem articulados e pontuados; definindo estratégias e considerando todas as margens no ato da negociação.

IMG_20160611_105205861

“Devemos ser estratégico em vários âmbitos da negociação coletiva, para que o patronal não observe vantagem diante do percentual propositivo. Existe o momento de ser flexível ou radical, entretanto, a rodada é um jogo (de ida e volta) com base em todas as medidas discutidas entre a instituição sindical e representantes da empresa. Devemos estudar e nos embasar perante as estratégias negativas dos empresários. O intuito dessa palestra é qualificar os dirigentes sindicais para defender a classe trabalhadora nos desafios com o patronal”, explicou o presidente Henrique.

IMG_20160611_112812402

Para Frazão Oliveira, presidente da Força Sindical no Maranhão, a palestra tem uma suma importância dentro do contexto atual, pois os dirigentes de entidades sindicais têm um papel crucial e fundamental na luta da classe trabalhadora – defender seus interesses e seus direitos perante a intransigência dos patrões. “A iniciativa da FETHEMAPI é de grande valia para o enriquecimento da luta coletiva pela classe de trabalhadores. Parabéns ao Luiz Henrique pelo intenso trabalho à frente da Federação. Precisamos de gente engajada nessa batalha”, disse o sindicalista.

IMG_20160611_092650227

Já a diretora Ana Mendonça, durante a abertura do evento, disse que a experiência sindical agrega valores de luta em prol da melhoria da classe. “Abrir espaço para que o trabalhador possa estudar e avançar no conceito sindical; promover cursos, palestras, qualificações são momentos imprescindíveis para nossa categoria e também aos colaboradores que formalizam seus discursos em função dos interesses dos trabalhadores.

IMG_20160611_093627179

Ao final das palestras, os dirigentes sindicais tiveram um momento na prática sobre negociações Coletivas. Para o presidente Luiz Henrique, existe uma visão mais além do conceito de entidade sindical que prioriza ainda mais nossa categoria e, isso, vem se fortalecendo a cada momento de interação e dinâmica dessa prática.

IMG_20160611_111610099

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *